Sobre o curso

Pós-Graduação em Projetos e Internacionalização

O curso de pós-graduação em Projetos e Internacionalização tem como objetivo principal fornecer respostas às metas  prioritárias estabelecidas pelos diferentes programas estratégicos nacionais e internacionais (Erasmus +; EuroStars;  P2020; H2020; COST; Creative Europe). Assim, o curso visa formar especialistas capazes de estruturar, construir, im-  plementar e avaliar projetos (nacionais e internacionais) em três grandes áreas identificadas pela comissão europeia:

a) TIC, empregabilidade, artes e I&D;

b) Cooperação Internacional em Literacia Plurilingue;

c) Promoção para a Saúde, Ambiente, Clima e Energia;

O curso tem um total de 60 ECTS (duração de um ano letivo) e, em termos estruturais, consiste em dois momentos fundamentais: -Inicialmente, procura estabelecer bases teóricas e criar sinergias entre as diferentes unidades curriculares (UC). Para além disso, em várias UC serão desenvolvidos trabalhos contextuais e conceptuais acerca dos três eixos prioritários  atualmente identificados pelos diversos portais de inovação europeia. – -O segundo momento, de teor mais prático, integra unidades curriculares direccionadas para a escolha de parceiros, planificação, desenvolvimento científico e financeiro até ao estudo da sustentabilidade do projeto.

Esta estrutura prevê o estabelecimento de pontes com as necessidades apresentadas pelas instituições públicas, pelo  tecido empresarial e pela investigação aplicada.

O trabalho final, de conceção prática, consiste na construção de um projeto específico num dos três eixos prioritários identificados anteriormente (cf. UC opcionais do 1º semestre). O projeto final contará com o apoio de um professor / tutor que fará o acompanhamento das diferentes fases de construção, desenvolvimento e implementação  do projeto. Por fim, os trabalhos desenvolvidos serão apresentados publicamente.

O curso é regido pelo Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação da Universidade Aberta.