PROGRAMAS ESTRATÉGICOS E INTERNACIONALIZAÇÃO (5 ECTS)

Pós-Graduação em Projetos e Internacionalização

O propósito desta unidade curricular é entender os diferentes contextos inseridos no panorama de projetos internacionais, mais especificamente, aqueles que se encontram diretamente relacionados com as áreas das TIC e competências básicas e transversais europeias. É também considerado de extrema importância o facto de o estudante ser  capaz de compreender e fundamentar reflexões sobre os princípios orientadores do desenvolvimento de um projeto,  tendo em conta os diferentes impactos (societal, tecnológico, económico e pedagógico) assim como os vários níveis  de impacto (local, regional, nacional e internacional). Isto, tendo em conta estas características, permitiu a elaboração  do seguinte plano de estudos:

1. Enquadramento temporal: os projetos, desde a sala de aula ao panorama digital
    1. Contexto tecnológico e inovador;
    2. Contexto social e comunitário;
    3. Contexto económico-financeiro;
    4. Contexto cultural.
  2. Os aspetos relevantes no desenvolvimento de projeto
    1. WorkPackages;
    2. Parcerias estratégicas;
    3. Desenvolvimento de atividades pedagógicas e científicas.
  3. Preparação de Projeto
    1. Análise e conceção de um projeto;