Plano de estudos

Pós-Graduação em Projetos e Internacionalização

O curso de Pós-graduação em projetos e internacionalização tem 60 ECTS, correspondendo a um ciclo de estudos de  um ano, organizado em dois semestres, integrando 9 UC obrigatórias e 3 opcionais, num total de 12 UC. A estrutura  deste curso de pós-graduação obedece ao Regulamento Geral de Oferta Educativa da Universidade Aberta (DR, 2ª  série – nº 117, de 20 de junho de 2017 – Despacho nº 10438/2011) e ao Regulamento de Avaliação, Classificação, Qualificação e Certificação (Despacho nº 4861/2016) da Universidade Aberta). As Unidades Curriculares correspondem  a 5 ou a 10 ECTS, sendo que 1 ECTS é uma unidade de crédito que corresponde a um total de 26 horas de trabalho.

Unidades CurricularesTempo de Trabalho (Horas)Créditos
TotalContacto
(1)(4)(5)(6)
Gestão de Programas Projetos
125TP: 25
5
Inglês Técnico
125TP: 25
5
Governação da Internet e Multistakeholderismo
125TP: 25
5
Marketing e Negócios Digitais125TP: 25
5
Trabalho de Projeto: Desenvolvimento e Avaliação de ProjetosTP: 50
10

Funcionamento do Curso

As atividades de ensino-aprendizagem são realizadas em ambiente completamente virtual, com recurso à plataforma  de e-learning da Universidade Aberta. O primeiro semestre é antecedido por um módulo de ambientação ao sistema  online, com a duração de uma semana, que visa a familiarização dos estudantes com o ambiente de trabalho da plataforma Moodle da UAb, bem como a aquisição de competências fundamentais que permitam a comunicação online  e a construção de uma comunidade de aprendizagem virtual.

É adotado o Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta para o 2º ciclo de ensino. Este modelo orienta-se pelos  seguintes princípios:

  • Ensino centrado no estudante, o que significa que este é ativo e responsável pela construção do conhecimento;
  • Ensino baseado na flexibilidade de acesso à aprendizagem (conteúdos e atividades), o que significa a ausência de  imperativos temporais ou espaciais. Este princípio concretiza-se na primazia da comunicação assíncrona, o que permite a não-coincidência de espaço e de tempo, já que a comunicação e a interação se processam à medida que é  conveniente para o estudante, possibilitando-lhe tempo para ler, processar a informação, refletir, dialogar e interagir;
  • Ensino baseado na interação diversificada quer entre estudante-docente, quer entre estudante-estudante, quer  ainda entre o/a estudante e os recursos. Este princípio concretiza-se em dispositivos de comunicação variados que o  docente planeia e concebe de acordo com a sua estratégica pedagógica;
  • Ensino promotor de inclusão digital, entendida como a facilitação da utilização das TIC, bem como o desenvolvimento  de competências para a análise e produção de informação em ambiente digital.

Avaliação, Classificação e Certificação

A avaliação em cada uma das unidades curriculares assenta nas seguintes duas componentes:

  • Avaliação contínua (60%), que incide sobre as várias atividades desenvolvidas ao longo do semestre;
  • Trabalho final (40%), que consiste na elaboração e apresentação de um trabalho final.

Cada uma destas componentes terá uma classificação expressa numa escala quantitativa de 0 (zero) a 20 (vinte) valores. A aprovação numa unidade curricular ocorre sempre que a avaliação final seja igual ou superior a 10 (dez) valores.  A conclusão do curso requer a aprovação em todas as unidades curriculares.

A classificação final do curso será expressa no intervalo da escala entre 10 (dez) e 20 (vinte) valores e corresponderá  à média, arredondada às unidades, das classificações obtidas nas unidades curriculares que constituem o plano curricular do curso. A ponderação tem por base o número de ECTS de cada unidade curricular.

A conclusão, com aproveitamento, do curso é certificada com um Diploma de Estudos Pós-graduados, emitido conjuntamente pela ESES – IPS e pela UAb.