Instituições Proponentes

Pós-Graduação em Projetos e Internacionalização

O Instituto Politécnico de Santarém é uma instituição de ensino superior público que iniciou a sua atividade em 1979.  Realiza cursos de 1º e 2º ciclo, bem como cursos de técnicos de ensino superior (2 anos) e outras pós-graduações.  A Escola Superior de Educação (ESES) oferece cursos de formação a professores, comunicação e multimédia, artes  plásticas, ação social e animação sociocultural, orientados principalmente para os respetivos componentes práticos  e investigativos que promovam a reflexão, conceptualização e criação de quadros teóricos que almejem enquadrar  cientificamente a sua atividade de formação, que se divide em três categorias distintas: formação inicial (licenciatura,  pós-graduação e mestrado), formação contínua e especializada de professores, nomeadamente através de cursos  centrados em professores e não professores, bem como na supervisão pedagógica, desenvolvimento e organização,  educação especial e educação multimédia.

A Universidade Aberta (UAb) foi criada em 1988. É a única instituição de ensino superior público em Portugal de  Educação a Distância. Neste contexto, a UAb oferece ensino superior em qualquer parte do mundo (licenciatura,  mestrado e doutoramento) e cursos de Aprendizagem ao Longo da Vida. Devido à sua finalidade, a UAb recorre às  tecnologias e métodos mais avançados de Ensino a Distância, sem fronteiras geográficas ou barreiras físicas, dando  especial ênfase à expansão da língua e cultura portuguesas dentro da Lusofonia. Todas as ofertas pedagógicas estão  integradas no Processo de Bolonha e são lecionadas em e-learning desde 2008, ano em que a UAb se tornou uma  instituição europeia de referência na área do e-learning avançado e da aprendizagem online através do reconheci-  mento do seu modelo de ensino virtual sem precedentes em Portugal e desenvolvido por esta instituição. Na UAb,  o Gabinete de Apoio a Projetos de Investigação e Desenvolvimento é responsável por promover e acompanhar, nos  planos técnico e logístico, projetos de natureza institucional e projetos de investigação científica sediados nos centros  e polos de investigação da Universidade, no âmbito da execução do seu programa estratégico.

Este programa de estudos articula-se com os objetivos da Universidade Aberta e do Gabinete de Projetos e Inter-  nacionalização. A primeira missão da Universidade Aberta, de acordo com seus estatutos, é a criação e a difusão da  cultura, do conhecimento, das artes, da ciência e da tecnologia, ao serviço da sociedade, um objetivo totalmente coin-  cidente com a pós-graduação em projetos e internacionalização que promove o desenvolvimento e avaliação tanto  de projetos como de candidaturas e programas estratégicos nacionais e internacionais tendo um papel importante  para tornar a nossa sociedade mais inclusiva. Também é importante enquadrar este programa de pós- graduação nos  objetivos da UAb de, por um lado, contribuir para a difusão e promoção da sociedade do conhecimento, potenciando,  graças à sua metodologia, a inclusão digital, a construção do conhecimento, a sua transferência e valor económico; e,  por outro lado, promovendo a cooperação e mudanças culturais, científicas e técnicas, com instituições nacionais e  estrangeiras.

Para o Gabinete de Projetos e Internacionalização, este programa de pós-graduação é particularmente importante,  uma vez que incide precisamente sobre temáticas que convergem com o seu domínio de ação. Além disso, o curso  promove ainda a diversificação de oferta formativa da UAb.

O papel da UAb neste programa de estudo consiste na dinamização de formação em regime de e-learning , em parce-  ria com a ESE do IP de Santarém. O curso será lecionado a distância, na plataforma de ensino da UAb, com docentes  da UAb e da ESES. Já existe um protocolo de cooperação entre a UAb e a ESES no qual esta pós- graduação pode ser  enquadrada. Os CVs dos docentes da UAb podem ser acedidos em http://portal.uab.pt/dcsg/docentes/ (DCSG) e em  http://portal.uab.pt/dh/docentes/ (DH); os CVs dos docentes da ESES podem ser acedidos em: https://siese.ipsanta-  rem.pt/ese/web_base.gera_pagina?p_pagina=1350338